quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Entender Administração Pública.


ETIMOLOGIA DA PALAVRA

Interessa para percebermos o conceito,desmontarmos etimologicamente o termo administração.
A palavra administrar tem sua origem no latim, e seu significado original implica subordinação e serviço: ad, direção para, tendência; minister, comparativo de inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação, significando subordinação ou obediência,. [ CHIAVENATO, 1982:3].
A administração é a arte de realizar objectivos através de pessoas. A administração é essencial em toda a cooperação organizada, em todos os níveis da organização,
- É a acção de dirigir os negócios, de gerir bens. Todo administrador tem que interpretar os objectivos propostos pela organização e transformá-los em acção empresarial através de planeamento, organização, direcção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de atingir tais objectivos.

O CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Obviamente que as organizações passaram a ser mais complexas de administrar se antes a preocupação eram pequenas oficinas, escolas e profissionais autónomos hoje existem industrias ,hospitais e ate ESTADOS
A nação politicamente organizada carece de um governo que exerce o poder politico e legalmente detêm os poderes legislativo, executivo, e judicial ,e tem de ser  o órgão supremo da administração pública central regional e local, regendo deste modo toda a vida administrativa do país.
Dai a necessidade de se analisar a melhor forma de se administrar o estado, apesar de as ferramentas da administração ao serem as mesmas para gestão empresarial e a gestão da coisa publica, os métodos devem ser analisados a parte,

DAI A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
A administração pública são a organização e a gerência de homens e materiais para a consecução dos propósitos de um governo WALDO (1971, p. 6):
O que hoje entendemos como “Administração Pública” consiste em um conjunto de agências e de servidores profissionais, mantidos com recursos públicos e encarregados da decisão e implementação das normas necessárias ao bem-estar social e das ações necessárias à gestão da coisa pública.
COMPOSIÇÃO:
A composição poderá varia com forme o sistema político mas é basicamente o seguinte
A Administração Pública é composta pelos três Poderes:
Executivo (administrar)– Legislativo(assembléia) – Judiciário(tribunais)
Executivo: administração direta e indireta
A Administração Direta é constituída pelos Ministérios Regulares e Extraordinários, os quais são dotados de:
Secretarias Executivas, Consultorias Jurídicas (que são órgãos da Advocacia Geral da União), Secretaria de Controle Interno ,Secretarias específicas,Departamentos, Coordenações e Divisões
Administração Indireta é o conjunto de entidades personalizadas, vinculadas normalmente a um órgão da Administração Direta (Ministério ou Secretaria):

autarquias;
fundações públicas;
empresas públicas;
sociedades de economia mista.

OBS: os princípios e modelos da administração pública


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