quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Conseptualizar a chamada" VISÃO "na Gestão empresarial...



 Percepção e personalidade (sua importância nas organizações empresarias)
         Método de observação nas organizações
         Valor, como influencia no sucesso das organizações

Interessa para o gestor actual o apuramento da sua percepção, sendo mesmo perigoso ser distraído a ponto de ser destruído pelos concorrentes ou pela falta de eficiência e eficácia dos seus funcionários, tal é a importância da percepção antepadamente que depende dela o sucesso de uma organização, o mesmo acontece com a personalidade, é comum ouvir que uma organização é aquilo que o seu líder é por isso interessa o estudo e a moldagem da personalidade porque dela depende a reputação da instituição e também afecta a produção se termos em conta altas falhas de personalidade dos funcionários a nível de afectar a relação laboral e consequentemente a produção, cabe ao líder através da percepção estar antes dos acontecimentos.

Interessa antes definirmos os termos em abordagem em sentido lato censo para depois desmontarmos a sua importância na administração ou dentro de uma organização, avançamos que este termo nos foi emprestado pela psicologia.

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, selecção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
A pergunta que se coloca é a seguinte; ESTARÁS TU GESTOR OU LÍDER COM A PERCEPÇÃO APURADA AO PONTO DE NÃO SER ENGANADO OU SURPREENDIDO EM SITUAÇÕES DE GESTÃO DE R.H, VENDA, COMPRA, EVITAR FALÊNCIA, CONTORNAR CONCORRENTES, PERCEBER EMINÊNCIA DE MOTIM?

Várias são as restrições aos actuais lideres e gerentes que, de alguma forma, não conseguem corresponder às expectativas de um conjunto exigente de pessoas (clientes, subordinados, accionistas, fornecedores, etc.), levando a algumas constatações, tais como:
1) os gerentes, de maneira geral, não conhecem a realidade do mercado onde suas empresas actuam (não conhecem em profundidade as demandas, características, tendências);

2) os gerentes em geral não conhecem o perfil dos seus clientes (não sabem das suas necessidades, expectativas e dificuldades);

3) muitas vezes, os gerentes não sabem tomar decisões diante de situações complexas (têm medo das
consequências, não têm autonomia, preferem que seus superiores assumam
as consequências);

4) as tarefas dos gerentes frequentemente são apenas de rotina, conduzindo suas acções voltados muito mais para situações que já ocorreram do que para questões prospectivas;

5) alguns gerentes não se mostram capazes de lidar eficazmente com pessoas (não sabem lidar com as emoções, não sabem liderar, nem tampouco conduzir uma boa reunião com a participação intensa de todos).
Um dos segredos para apurarmos a nossa percepção é sermos realmente atento observar invés de ver e sermos selectivos.

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em ideias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos. Contudo, a capacidade do ser humano.
                                                                                            
De apreender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos. As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. Indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldade em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma acurada, sem deformações. as pessoa que, continuamente, buscam uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida.
Preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes
Dos seus.

A observação nas organizações

Temos desde o princípio da nossa abordagem pedir aos actuais gestores e líder para serem atentos e invés de ver Observar; em psicologia aplicada á empresa, esse tem sido o método mais frequentemente utilizados pesquisas de motivação no trabalho e moral dos empregados são feitas através de observações, quer com entrevistas individuais quer colectivas ou com preenchimento de questionários, consegue-se através disto saber qual a necessidade básica do trabalhafor o que lhe falta, qual a motivação frequente que esta sendo frustrada e afectando o trabalho, e o seu ponto de vista para o desenvolvimento da empresa,
                        
Pode-se melhorar a gestão analisando a conduta de vários lidere de sucesso, muitos estudos tem sido feitos sobre as características de liderança analisando minuciosamente a conduta chefes bem sucessivas, determinando a partida as constantes de comportamento ou características individuais ou comum a eles.
Na pesquisa de mercado usa-se, a sondagem de opiniões sobre suas motivações nas compras, estalar vídeos para colher expressões atitudes e motivações, livro de reclamação e sugestão.

A avaliação não é tudo pode-se fazer o uso da estatística controlar numericamente as variáveis observadas e correlacionadas da maneira mais indicada é um erro concluir que apenas vendo diagnostica-se o problema, é do cuidadoso tratamento estatístico dos factos observados que será possível ter confiança no resultado que se chegou, não esquecendo em psicologia que cada caso é um caso.

 A que ter em conta a formação dos pesquisadores de dados, entrevistadores e elaboradores de questionários.

Deve-se imediatamente abandonar aquilo que Bergamini chamou de a pratica mais corriqueira do método de observação dentro das praticas administrativas de recursos humanos, em avaliação de desempenho, preocupar-se com o homem que avalia, pois são as suas conclusões que o mesmo apontara nível da fidelidade da informação depende da preparação do avaliador para que ele seja capaz avaliar com fidelidade e cientificídade o funcionário.





Valores
A maneira como vemos a vida, as pessoas e o mundo depende dos nossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais. Se temos modelos de boa qualidade, teremos uma melhor representação da realidade; se estes são de má qualidade, teremos uma visão mutilada e deturpada do mundo. Por exemplo: para uma pessoa que valoriza a integridade e competência, suas escolhas, decisões e implementações serão sustentadas por esses valores.
Desse modo, como as pessoas têm seus valores e são o ponto de partida para uma relação saudável ou não, as organizações se constroem sobre seus valores. Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas. A Sony, por exemplo, preserva o, Respeito e encorajamento às capacidades das pessoas.

A 3M, por sua vez, preza pela. Inovação, integridade absoluta, respeita pela iniciativa individual e pelo crescimento pessoal, tolerância com os erros, qualidade e confiabilidade.

Estes são alguns valores que têm apoiado essas empresas na sua trajectória de sucessos preciso ter em mente que os valores explicitados mas não presentes nas acções são declarações apenas de princípios, e isto é pouco.

 É necessário que sejam os pilares que sustentam a definição de negócio da empresa. Tanto as questões individuais, relacionadas às características biográficas, quanto aquelas que envolvem o funcionamento de um grupo, tornaram-se relevantes para se compreender e actuar sobre a cultura, estrutura e processos organizacionais.

 Não é por acaso que pesquisas feitas com profissionais, anos após Estarem formados, apontam as disciplinas relacionadas ao comportamento Humano no trabalho como decisivas para o sucesso profissional.

Referência bibliográficas;
Bergamini Cecília whitaker bergamini psicologia aplicada a administração de empresas, 3 ediçao, 1982.
Dante quadros,Rosi mary treviam, comportamento organizacional, diçertaçao .
Kotter, J. & Heskett, J. (1994). A cultura corporativa e odesempenho empresarial. São Paulo, SP: Makron Books.
Internet www. google. Com
Sumário Desenvolvido Por; Herlander Lima













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