quinta-feira, 26 de maio de 2011

o papel educação na polícia


Breves reflexões, sobre  a importância da educação  jurídica
 e moral no seio dos efectivos da P/N



  


Por:  Herlânder Cláudio
O plano de modernização da polícia nacional (P.M.D),começou em 2002/2003 com o propósito de actualizar  a P.N.A aos novos desafios atendendo a rápida evolução social que Angola apresenta, visto que em tempo de paz num estado Democrático de direito, deve se ter uma polícia que consiga dar  resposta aos problemas que uma sociedade moderna apresenta.
O P.M.D visa principalmente o processo de formação dos efectivos da ordem publica e órgãos de especialidade, o plano tem vindo a se  concretizar com êxito segundo a nossa apreciação, temos visto construções de infra-estrutura,ministramento de cursos a todos os níveis, desde cursos básicos de ordem  pública, cursos de especialidades, cursos de oficias, pôs graduação, mestrados e doutoramentos, nota-se claramente que a polícia não tem medido esforço para formar os seus homens e porque acredita, que após vários anos de guerra, só com polícias formados poderá dar respostas a vários problemas, afinal sempre que possível “deve-se substituir o trabalho empírico pelo cientifico no seio dos efectivos” (Frederic Taylor).
A partir da altura em que começou a se implementar o P.M.D, é comum ver em quase todos planos curriculares a presença de ciências jurídicas, obviamente que este facto levanta questões como;
Será importante o efectivo possuir conhecimento a nível jurídico?
Qual o papel do DNEMC, no resgates dos valores morais no seio dos efectivos?
Deve a polícia se preocupar com questões de ética e moral ?
Tenho a obrigação moral de lembrar ao caros leitores que ,durante muito tempo, surgiram varias situações algumas delas problemáticas e vergonhosas no seio dos efectivos enquanto servidores públicos ,chegando a afectar  a relação polícia cidadão e vice-versa, muito destes problemas admitimos estarem ligados a ausência de conhecimentos jurídicos básico no seio dos efectivos, atento a esta questão o Comando Geral da Polícia Nacional adoptou  como lema para o ano 2009 o seguinte Lema;
Pelos resgates dos valores éticos e morais reforcemos a educação jurídica  no seio dos efectivos
Será importante o efectivo possuir conhecimento jurídicos?
Definitivamente sim, visto que a policia é um órgão com o objectivo principal manter a ordem  fazendo cumprir a lei, calcula-se que tal tarefa só será possível  caso aquele que aplica ,conheça a lei que aplica, a policia interage todos os dias com a sociedade ,e a mesma esta regulada por lei, existe uma forma de estar e de ser mesmo dentro da corporação, reguladas por pautas deontológicas ,como em qualquer profissão na policia nacional usa-se o regulamento disciplinar, sem o qual ,esta instituição não conseguiria alcançar os seus objectivos, dai a importância de conhecer as normas, para não trabalhar no empirismo e cair em  incumprimento das normas que ate certa forma acarreta consequências do ponto de vista legal, o que faz com que cada efectivo tenha uma responsabilidade individual.
Na sociedade civil a actuação policial tem que obedecer os parâmetros legais, logo é responsabilidade colectiva e individual ter alguma noção  da lei dos crimes militares, lei da probidade administrativas ,direito penal,  direito rodoviário ,conhecer a  constituição principalmente o capitulo sobre os direitos e deveres do cidadão, e a carta   dos direitos humanos.
Esta necessidade é acrescida para um agente operativo porque o mesmo interage directamente com o cidadão na sua actividade diária, como o exemplo temos o policiamento que pode ser ,formal ou informal, público ou secreto, aberto ou fechado, local ou centralmente controlado, reactivo ou proactivo, pacifico ou violento, baseado na comunidade ou para militar ,com consentimento ou a despeito, de oposição e a resistência (Pimenta,54)e cada tipo de policiamento acima referido obedece  parâmetros legais.
O código de conduta para os funcionários responsáveis pela aplicação da lei, destaca-se  por fornecer directivas  clara que obriga o polícia a respeitar a lei, como consta o seu artigo º1 que em resumo diz que devemos cumprir os nossos deveres de acordo com a lei, pois qualquer funcionário que se comporta de forma contraria é submetido a uma investigação imediata, completa ou imparcial dando lugar as sanções duras, o que significa que é fundamental o efectivo possuir conhecimento jurídico.

2 comentários:

pauseco disse...

A matéria em abordagem é de suma importância o que requer de todos nós uma atenção cuidada.
Temos acompanhado o esforço que se tem feito ao nível da organização da policia nacional, não podemos descurar que os agentes que temos hoje foram os possíveis na altura.
O resgate dos valores morais no seio dos membros da policia poderá levar um tempo mais devemos acreditar que se as mudanças atingirem o topo com já se pode sentir teremos uma policia moderna e que as medidas punitivas não sejam as mais duras para não criar outros problemas.
A instrução dos membros da policia deve ser aliada a educação e que seja criado um mecanismo de controlo da acção dos efectivos.
Não podemos negar que no seio de tanta gente ruim exista um bom numero de pessoa que pensam diferente e que têm a corporação como uma instituição para servir e honrar a nação.
Pensamos ainda que nos próximos tempos a situação poderá mudar muito se o topo valorizar a nova massa cinzenta isto significa que o moderno deve caminhar com velho enquadrando os factos no tempo e no espaço.

Até breve

Pauseco "ista2011"



Pauseco

pauseco disse...

Tenho visitado quase sempre este espaço penso que o autor deverá divulgar para que mais pessoas emitam a sua opinião. Espero que os leitores não guardem as suas opiniões pois o tema em aborbagem é de interesse nacional. Aconselho os membros da Policia Nacional que ja visitaram este espaço digam algo e ajudem o autor para ir mais longe.
Como sabemos a população tem uma imagem da PN muito ruim por fata de informação, aqui neste espaço podemos encontrar valiosos conhecimentos cientificos que poderam nos tornar bons servidores, não sejamos egoistas.
Ao autor penso que deverá criar mecanismo para que este ponto de vista seja vista na mais alta hierarquia da PN quem sabem orientem a realização de seminario sobre o assunto. Continue a emitir o seu ponto de vista não deixe por muito tempo uma materia, renove regularmente.

Um Abraço

Pauseco "ista" 2011