quinta-feira, 26 de maio de 2011

introdução a ciencias administrativas nº 1


Reflexões sobre Ciências administrativas
Lição nº
Tema: conceito de ciências administrativas
     - O seu objecto de estudo
    - Ao primórdios da administração
A existência da  sociedade institucionalizada fez necessariamente fazer surgir as organizações, o facto de ter de se produzir , planejar, coordenar, executar as actividades fez  com que o ser humano se organiza-se ,e desde sempre foi necessário a existências de organizações para melhor se executar o trabalho.
O pertinente lembrar aqui é que actualmente as organizações nos tempos modernos são muito heterogénea diversificados e de tamanho, estrutura, objectivos, diferentes( lucrativas e não lucrativas) .
Dai ser imprescindível o estudo das questões administrativas, porque onde existe uma organização existe uma administração e para administra actualmente é necessário uma base conceptual teórica, as nossas actividades administrativas tem de ser fundamentadas cientificamente, o que significa que a administração não é nada mais do que a condução racional das actividades de uma organização seja ela lucrativa ou não, pública ou privada.
Administrar(dirigir ,planejar, controlar)quando bem executado, torna-se no sucesso de uma organização e actualmente com o crescimento e a complexidade das organizações torna-se fundamental o estudo profundo das questões  administrativas, dai o surgimento da cadeira CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS.
CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS-  é o campo do conhecimento humano que se ocupa dos estudos das abordagens administrativas e do estudo da administração em geral.
Como ciência é um ramo das ciências humanas , pois trata dos agrupamentos humanos, mas com uma peculiaridade que é o olhar holístico, buscando a perfeita integração entre pessoas, estrutura e recursos.
Além dos conhecimentos específicos em Administração, a técnica administrativa utiliza conhecimentos do Direito, Contabilidade, Economia, Matemática e Estatística como auxiliares . São igualmente importantes para a ciência da administração a Psicologia e a Sociologia, sem esquecermos da Informática.
Tornou-se importante o empregue da cadeira de ciências administrativas ,porque a actuação do administrador hoje requer especialização, pois a administração é uma área do conhecimento repleta de complexidades e desafios ,um profissional competente (que é o nosso propósito)pode actuar com sucesso em uma organização ao nível hierárquico de supervisão ao nível máximo, sem falar das ares de especialidade como administração: de produção ,financeira etc.
Interessa como sempre desmontar a palavra admnistracão para o melhor intender da nossa cadeira
Conceito de Administração
A palavra administrar tem sua origem no latim, e seu significado original implica subordinação e serviço: ad, direção para, tendência; minister, comparativo de
inferioridade; e sufixo ter, que serve como termo de comparação, significando subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outro, aquele que presta serviço a outro. [ CHIAVENATO, 1982:3].
 
Isto é, a palavra administração diz respeito a uma atividade que se realiza sob o comando de outro, de uma ação dispensada a outro em razão de autoridade. A administração é a arte de realizar objetivos através de pessoas.
A administração é essencial em toda a cooperação organizada, em todos os níveis da organização, é a ação de dirigir os negócios, de gerir bens. Todo administrador tem que interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação empresarial através de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de atingir tais objetivos.
Administração é um sistema estruturado e intuitivo que consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento de situações futuras desejadas e seu posterior controle de eficiência e produtividade, bem como a organização e direção dos recursos empresariais para os resultados esperados, com a minimização de conflitos interpessoais. [OLIVEIRA, 1997:26]


3 - PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Administrar hoje é o resultado da contribuição de economistas, matemáticos, filósofos através das obras e teorias.

No século passado tinha se poucas organizações eram as pequenas oficinas, escolas e os profissionais autônomos (médicos, advogados, agricultores).

Já nos dias de hoje, as sociedades são pluralistas de organizações como industrias, hospitais, etc que administrados por grupos diretivos para ficarem mais eficazes.
Essa contribuição ocorreu a 4.000 a.C, na era Egípcia, depois na Babilônia, depois os hebreus, e começam os filósofos.

Apesar de sempre ter existido o ‘trabalho’ na história da humanidade, a administração é algo que teve seu início há pouco tempo.
 INFLUÊNCIA DOS FILÓSOFOS

Sócrates - administrar é uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

Platão - preocupou-se com os negócios públicos e com a forma democrática de governo.

Aristóteles - em seu livro "Política" distinguia três formas de administração pública:
- Monarquia - governo de um só;
- Aristocracia - governo de uma elite;
- Democracia - governo do povo.

René Descartes - em seu livro "O discurso do Método" descreveu o método cartesiano cujos princípios são:

- Princípio da Dúvida Sistemática ou Evidência - não aceitar como verdadeira coisa alguma, enquanto não souber com evidência aquilo que realmente é verdade;

- Princípio da Síntese de Composição - conduzir ordenadamente nossos pensamentos, iniciando pelos assuntos mais fáceis para caminharmos gradualmente aos mais difíceis;

- Princípio da Analise e da Decomposição - dividir cada problema em tantas partes quanto possível e resolvê-los cada um separadamente;

- Princípio da Enumeração ou Verificação - fazer recontagem, verificações, revisões gerais para ter certeza de que não foi omitido ou deixado de lado.


INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

O Papa tem sob suas ordens a organizações mundiais da igreja católica.

Os objectivos da acção política, eram contraditórios, por que? Porque cada partido tinha um interesse diferente do outro.

Se voc quiser entrar na política, precisará conhecer qual é a ideologia do partido, e ver se está de acordo com os seus princípios como cidadão e exercer o seu papel político.

 INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO MILITAR

Contribui com o Princípio da Unidade de Comando, onde cada subordinado só se reporta a um superior, com o princípio da direção onde à organização espera dele o que fazer, com conceito de hierarquia e também com o de linha.(organização linear)
Exemplo: Na época de Napoleão, ele chefia o exército e tinha responsabilidade de supervionar a totalidade, com a expanção territorial das batalhas, a direção ou o comando das batalhas exigiu um novo plano de organização, passou a planejar a centralização do controle e descentralização da execução.





Teorias administrativas, suas ênfases e principais enfoques
Ênfase
Teorias administrativas
Principais enfoques
Tarefas
Racionalização do trabalho no nível operacional
Estrutura
Organização Formal;
Princípios gerais da Administração;
Funções do Administrador
Organização Formal  Burocrática;
Racionalidade Organizacional;
Múltipla abordagem:
  Organização formal e informal;
  Análise intra-organizacional e análise interorganizacional;
Pessoas
Organização informal;
Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo;
Estilos de Administração;
Teoria das decisões;
Integração dos objetivos organizacionais e individuais;
Mudança organizacional planejada;
Abordagem de sistema aberto;
Ambiente
Teoria estruturalista
Teoria neoestruturalista
Análise intra-organizacional e análise ambiental;
Abordagem de sistema aberto;
Análise ambiental (imperativo ambiental);
Abordagem de sistema aberto;
Tecnologia
Administração da tecnologia (imperativo tecnológico);
Na compectividade
Novas abordagens da administração
Casos e complexidade
Aprendizagem organizacional
Capital intelectual

Referencias bibliográficas:
Fundamental:
Chiavenato, Idalberto,1929,Introdução a Teoria geral da administracção,7ªedicão Elsevier 2003.
  A Evolução das teorias da Administração
MOTTA, F.C.P. Teoria Geral da Administração.
São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 16a. edição, p.1-132, 1991.

 O significado e a visão da administração

MORGAN, G. A Mecanização Assume o Comando:
as organizações vistas como máquinas. Imagens das Organizações.
São Paulo: ed. Atlas, p.21-41, 1996.

_________, G. A Natureza Entra em Cena: as organizações vistas como organismos. Imagens das Organizações.
São Paulo: ed. Atlas, p.43-79, 1996.

 Questões e desafios da administração: As Práticas da Gestão de Pessoas

CHANLAT, J.F. Quais Carreiras e Para Qual Sociedade (I)? . RAE - Revista de Administração de Empresas, v.35, n.6, p.67-75, nov.-dez. 1995.

CHANLAT, J.F. Quais Carreiras e Para Qual Sociedade (I)? . RAE - Revista de Administração de Empresas, v.36, n.1, p.13-20, jan./fev./mar.1996.






















































Por; Herlander Cláudio











Sem comentários: