sexta-feira, 4 de maio de 2012

Politica económica(respostas da prova de avaliação)


Respostas  da primeira prova parcelar sobre politicas económicas

2valores    1?r: O domínio do conhecimento acerca do macro ambiente económico é de suma importância pois os acontecimentos que ocorrem na esfera Macroeconómica afectam a vida de todos. Políticas económicas têm como objectivo afectar a economia como um todo , e é por isso que sua análise está no campo da macroeconomia.
Logo todas as questões que envolvem  ambiente  macro económico são questões analisadas em politicas algumas foram citadas acima outras  Qual o motivo de tanto desemprego? Porque  é deficitário no Balanço de Pagamentos? A inflação poderá voltar? O que fazer para baixar a taxa de juros? Respostas para questões do género, interessam Empresários , homens de negócio , tomadores de decisão e para todas as pessoas de forma generalizada, a dona de casa, o estudante, o político, o profissional. Assim, pode-se dizer que as medidas adoptadas no âmbito da político económica( abordagem macroeconómica) afectam de maneira intensiva a vida do cidadão comum, que só é compreendida em politica económicas
  2 valores 2R: - Entendem-se como políticas económica, as acções tomadas pelo governo, que, utilizando instrumentos económicos, buscam atingir determinados objectivos macroeconómicos. É papel do governo zelar pelos interesses e pelo bem-estar da Comunidade em geral. Para esta finalidade, o sector público, enquanto um agente económico de peso dentro do sistema, procura actuar sobre determinadas variáveis e através destas alcançar determinados fins tidos como positivos para a população.
 2 valores 3?R: reguladora: o Estado deve regular a actividade económica mediante leis e disposições administrativas. Com isso, torna-se possível o controle de alguns preços, monopólios e acções danosas ao direito  do consumidor;
provedora de bens e serviços: o governo, também ,deve prover ou Facilitar o acesso a bens e serviços essenciais , principalmente àqueles Que não são de interesse dos sector privado, tais como, educação , saúde, Defesa , segurança, transporte e justiça;
redistributiva e estabilizadora.
4 valores 4)R:Normalmente a hiperinflação, é causada pelo excesso e descontrolo de moeda no mercado, e que provoca a subida de preços indirectamente o caso de Angola foi mais por não ter uma politica monetária definida naquela época e financiar seus défices com a emissão da moeda, que não ajudava mais ,a saída desse sufoco foi graças a criação de uma politica monetário forte que para a resolução dos défices, optaram pelo openmarkt que se baseava na compra e venda dos títulos públicos.

5 valores b)r: a politica monetária que vigorou ate meados de 1997,comprovou os diversos incumprimentos, que tiveram de ser ressaltados no chamado programa de restabilização e recuperação económica de médio prazo, que ensaiava os primeiros passos de aproximação com o FMI, e pautava por uma politica monetária restritiva, ficando limitada ao acompanhamento do crescimento real da economia. Estabelecia-se a ligação da politica monetária fiscal e cambial.
 5 valores 4)?r: O deficit do sector público pode ser financiado por duas principais fontes de recursos: Emissão de moeda: o BNA, neste caso, cria moeda para financiar a dívida do Tesouro. Este procedimento é também conhecido como monetização da dívida.
 Empréstimos: venda de títulos da dívida pública ao sector privado (interno ou externo): o governo oferta títulos em troca de moeda para financiar sua dívida actual. Esse financiamento tende a aumentar o déficit operacional devido ao pagamento dos juros.
Dentre estas o aluno escolhera uma, e argumentara, o mais pertinente  em economia de mercado é a venda de títulos públicos.



Sem comentários: