quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BREVE QUESTIONARIO SOBRE FINANÇAS PÚBLICAS EM ANGOLA


1) – Define finanças públicas.

 R: Finança públicas pode ser definida como a arte e a ciência da gestão de activos financeiros. O campo de estudo dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, tanto dentro de uma nação quanto no mercado internacional, também é conhecido como finanças.

a)Distinga com propriedade espelhando os elementos fundamentais na diferença entre finanças públicas e privadas.

R: existem três diferenças fundamentais.

1- o Imposto, como fonte principal na arrecadação de receitas para o finanças publicas

2-o facto de nas fincas publicas as despesas condicionam as receitas.

3-os fins das actividades económicas para finanças publicas, satisfazer os cidadãos, e privadas a obtenção de lucros.

b)Distinga taxa de impostos.

 R: As taxas diferem dos impostos por haver um contra prestação, contrapartida do estado com relação ao cidadão ao passo que o imposto é uma obrigação sem qualquer contrapartida

Taxa - pagamentos em dinheiro feitos pelo cidadão a entidades públicas para a utilização dos meios ou serviços do estado.
Impostos – é uma prestação pecuniária coactiva  

2) -Sobre o orçamento geral do estado diga:

b)Define OGE e diga quais os seus elementos e em que artigo esta salvaguardado na nossa lei-quadro do O.G.E nº9/97 de 17 de Setembro.

 R: O Orçamento Geral do Estado é o instrumento programático aprovado por lei específica, de que se serve a administração do Estado para gerir os recursos
Públicos, de acordo com os princípios de unidade, universalidade anualidade.
 Os elementos são previsão, limitação do tempo e autorização
Na nossa lei-quadro esta salvaguardado nos artigos, 2,3

c)Quais as funções do orçamento e desmonte cada uma dela

 R: as três funções típicas são:
Relacionamento das receitas com as despesas, o total das despesas deve ser igual com o total das receitas
 Fixação das despesas receitas são sempre estimativas mais as despesas não
 Exposição do plano financeiro dar a conhecer através da previsão das receitas e fixação das despesas o plano financeiro, através de um documento; o OGE

d)Distinga orçamento de gerência e de exercício.

 R: exercício -é aquele que se prevêem as receitas que o estado ira cobrar e as despesas que ira pagar em virtudes dos créditos e dos débitos que irão surgir ao seu favor ou contra durante o período financeiro
Gerência -é aquelas que o estado prevê receitas a cobrar e despesas a pagar durante o período financeiro.

3) Diga quais as regras orçamentais que estudaste e distinga cada uma delas

R: resumem-se nas seguintes
.Regra da plenitude orçamental que abarca a regra da universalidade, unidade
Regra da discriminação orçamental que abarca, especificação, não compensação e não consignação, regra da publicidade, equilíbrio orçamental, anualidade

4) Diga a luz da actual constituição em que assenta o nosso O.G.E.

 R: Os princípios do OGE angolano estão prescritos no artigo 104 da actual constituição do ponto 1 a 3 assente no princípio da transparência e da boa governação e é fiscalizada pela assembleia nacional e o tribunal de contas.





POR; HERLANDER LIMA


Conseptualizar a chamada" VISÃO "na Gestão empresarial...



 Percepção e personalidade (sua importância nas organizações empresarias)
         Método de observação nas organizações
         Valor, como influencia no sucesso das organizações

Interessa para o gestor actual o apuramento da sua percepção, sendo mesmo perigoso ser distraído a ponto de ser destruído pelos concorrentes ou pela falta de eficiência e eficácia dos seus funcionários, tal é a importância da percepção antepadamente que depende dela o sucesso de uma organização, o mesmo acontece com a personalidade, é comum ouvir que uma organização é aquilo que o seu líder é por isso interessa o estudo e a moldagem da personalidade porque dela depende a reputação da instituição e também afecta a produção se termos em conta altas falhas de personalidade dos funcionários a nível de afectar a relação laboral e consequentemente a produção, cabe ao líder através da percepção estar antes dos acontecimentos.

Interessa antes definirmos os termos em abordagem em sentido lato censo para depois desmontarmos a sua importância na administração ou dentro de uma organização, avançamos que este termo nos foi emprestado pela psicologia.

Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas.
Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Consiste na aquisição, interpretação, selecção e organização das informações obtidas pelos sentidos.
A pergunta que se coloca é a seguinte; ESTARÁS TU GESTOR OU LÍDER COM A PERCEPÇÃO APURADA AO PONTO DE NÃO SER ENGANADO OU SURPREENDIDO EM SITUAÇÕES DE GESTÃO DE R.H, VENDA, COMPRA, EVITAR FALÊNCIA, CONTORNAR CONCORRENTES, PERCEBER EMINÊNCIA DE MOTIM?

Várias são as restrições aos actuais lideres e gerentes que, de alguma forma, não conseguem corresponder às expectativas de um conjunto exigente de pessoas (clientes, subordinados, accionistas, fornecedores, etc.), levando a algumas constatações, tais como:
1) os gerentes, de maneira geral, não conhecem a realidade do mercado onde suas empresas actuam (não conhecem em profundidade as demandas, características, tendências);

2) os gerentes em geral não conhecem o perfil dos seus clientes (não sabem das suas necessidades, expectativas e dificuldades);

3) muitas vezes, os gerentes não sabem tomar decisões diante de situações complexas (têm medo das
consequências, não têm autonomia, preferem que seus superiores assumam
as consequências);

4) as tarefas dos gerentes frequentemente são apenas de rotina, conduzindo suas acções voltados muito mais para situações que já ocorreram do que para questões prospectivas;

5) alguns gerentes não se mostram capazes de lidar eficazmente com pessoas (não sabem lidar com as emoções, não sabem liderar, nem tampouco conduzir uma boa reunião com a participação intensa de todos).
Um dos segredos para apurarmos a nossa percepção é sermos realmente atento observar invés de ver e sermos selectivos.

A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande medida da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro. Quando vemos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em ideias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos. Contudo, a capacidade do ser humano.
                                                                                            
De apreender o mundo exterior é limitada, em decorrência da dinamicidade do mundo, da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos. As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo. Indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldade em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma acurada, sem deformações. as pessoa que, continuamente, buscam uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida.
Preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes
Dos seus.

A observação nas organizações

Temos desde o princípio da nossa abordagem pedir aos actuais gestores e líder para serem atentos e invés de ver Observar; em psicologia aplicada á empresa, esse tem sido o método mais frequentemente utilizados pesquisas de motivação no trabalho e moral dos empregados são feitas através de observações, quer com entrevistas individuais quer colectivas ou com preenchimento de questionários, consegue-se através disto saber qual a necessidade básica do trabalhafor o que lhe falta, qual a motivação frequente que esta sendo frustrada e afectando o trabalho, e o seu ponto de vista para o desenvolvimento da empresa,
                        
Pode-se melhorar a gestão analisando a conduta de vários lidere de sucesso, muitos estudos tem sido feitos sobre as características de liderança analisando minuciosamente a conduta chefes bem sucessivas, determinando a partida as constantes de comportamento ou características individuais ou comum a eles.
Na pesquisa de mercado usa-se, a sondagem de opiniões sobre suas motivações nas compras, estalar vídeos para colher expressões atitudes e motivações, livro de reclamação e sugestão.

A avaliação não é tudo pode-se fazer o uso da estatística controlar numericamente as variáveis observadas e correlacionadas da maneira mais indicada é um erro concluir que apenas vendo diagnostica-se o problema, é do cuidadoso tratamento estatístico dos factos observados que será possível ter confiança no resultado que se chegou, não esquecendo em psicologia que cada caso é um caso.

 A que ter em conta a formação dos pesquisadores de dados, entrevistadores e elaboradores de questionários.

Deve-se imediatamente abandonar aquilo que Bergamini chamou de a pratica mais corriqueira do método de observação dentro das praticas administrativas de recursos humanos, em avaliação de desempenho, preocupar-se com o homem que avalia, pois são as suas conclusões que o mesmo apontara nível da fidelidade da informação depende da preparação do avaliador para que ele seja capaz avaliar com fidelidade e cientificídade o funcionário.





Valores
A maneira como vemos a vida, as pessoas e o mundo depende dos nossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais. Se temos modelos de boa qualidade, teremos uma melhor representação da realidade; se estes são de má qualidade, teremos uma visão mutilada e deturpada do mundo. Por exemplo: para uma pessoa que valoriza a integridade e competência, suas escolhas, decisões e implementações serão sustentadas por esses valores.
Desse modo, como as pessoas têm seus valores e são o ponto de partida para uma relação saudável ou não, as organizações se constroem sobre seus valores. Valores virtuosos como disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas. A Sony, por exemplo, preserva o, Respeito e encorajamento às capacidades das pessoas.

A 3M, por sua vez, preza pela. Inovação, integridade absoluta, respeita pela iniciativa individual e pelo crescimento pessoal, tolerância com os erros, qualidade e confiabilidade.

Estes são alguns valores que têm apoiado essas empresas na sua trajectória de sucessos preciso ter em mente que os valores explicitados mas não presentes nas acções são declarações apenas de princípios, e isto é pouco.

 É necessário que sejam os pilares que sustentam a definição de negócio da empresa. Tanto as questões individuais, relacionadas às características biográficas, quanto aquelas que envolvem o funcionamento de um grupo, tornaram-se relevantes para se compreender e actuar sobre a cultura, estrutura e processos organizacionais.

 Não é por acaso que pesquisas feitas com profissionais, anos após Estarem formados, apontam as disciplinas relacionadas ao comportamento Humano no trabalho como decisivas para o sucesso profissional.

Referência bibliográficas;
Bergamini Cecília whitaker bergamini psicologia aplicada a administração de empresas, 3 ediçao, 1982.
Dante quadros,Rosi mary treviam, comportamento organizacional, diçertaçao .
Kotter, J. & Heskett, J. (1994). A cultura corporativa e odesempenho empresarial. São Paulo, SP: Makron Books.
Internet www. google. Com
Sumário Desenvolvido Por; Herlander Lima













A importancia da Motivação no trabalho(o erro do materialismo)


Motivação como factor crucial na produção


Interesse antes definirmos motivação para assim podermos interpretar o seu papel no trabalho ou numa organização empresarial.

Motivação -A palavra motivação vem do Latin “motivus”, relativo a movimento, coisa
Móvel. Vemos que a palavra motivação, dada a origem, significa movimento.

A motivação pode ser definida como o conjunto de factores que determina a conduta de um indivíduo.

As nossas ações implicam muitas vezes em escolhas e são frequentemente permanentes. Procuramos alcançar metas e podemos fazê-lo energicamente ou sem muita determinação. Motivação é a palavra que designa esse processo comportamental.
              
- O Que Representa A Motivação

Motivação consiste, pois, no conjunto de forças internas que mobiliza o indivíduo para atingir um dado objectivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio. É o processo responsável pela intensidade, direcção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. A palavra Motivação vem do latim movere, que significa "mover”. É, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo e de lhe produzir um comportamento orientado.


Abraham Maslow (1943), psicólogo humanista e pioneiro no desenvolvimento da teoria das necessidades, em sua obra intitulada: Motivation and Persosnality, apresentou uma teoria segundo a qual as necessidades humanas estão dispostas em níveis de importância e influenciarão. Ele propôs que os seres humanos nascem com cinco sistemas de necessidades: as fisiológicas (básicas), de segurança, de amor (sociais), de estima e de auto-realização, organizados numa hierarquia de inferiores a superiores.

No final da década de 1960, na tentativa de corrigir algumas das deficiências na hierarquia das necessidades de Maslow, Clayton Alderfer (1969) redefiniu as cinco necessidades hierarquizadas e as agrupou em três (ERC): Existência (E), que inclui as necessidades de bem-estar fisiológico e de segurança; Relacionamento (R), que reúne as necessidades sociais e de estima; e Crescimento (C), que equivale à necessidade de auto-realização, desejo de crescimento e desenvolvimento pessoal.

 CICLO DA MOTIVAÇÃO

 O CHAMADO CICLO DA MOTIVAÇÃO

O ciclo motivacional inicia com o surgimento de uma necessidade; esta é uma força dinâmica, que persiste e provoca comportamento. Toda vez que surge uma necessidade, esta rompe o estado de equilíbrio do organismo, causando um estado de tensão, insatisfação, desconforto e desequilíbrio. Esse estado leva o indivíduo a um comportamento, ou ação, capaz de descarregar a tensão ou de livrá-lo do desconforto e do desequilíbrio.
Se o comportamento for eficaz, o indivíduo encontrará a satisfação da necessidade e, portanto, a descarga da tensão provocada por ela. Satisfeita a necessidade, o organismo volta ao estado de equilíbrio anterior, que é a sua forma de ajustamento ao ambiente. Estas são as etapas do ciclo motivacional envolvendo a satisfação da necessidade:

   Equilíbrio Interno   ►  Estímulo ou Incentivo   ►   Necessidade   ►  Tensão  ►  Comportamento   ►  Satisfação   (  Marília Vieira Novaes)

 Porém o ciclo motivacional, a necessidade nem sempre pode ser satisfeita. Pode ser frustrada, ou ainda pode ser compensada (ou seja, transferida para outro objeto, pessoa ou situação).  No caso de frustração da necessidade, no ciclo motivacional, a tensão provocada pelo surgimento da necessidade elabora uma barreira ou um obstáculo para sua liberação. Quando não é encontrada a saída adequada, a tensão, represada no organismo, procura um meio indireto de saída, seja por via psicológica (agressividade, descontentamento, apatia, tensão emocional, indiferença) seja por via fisiológica (tensão nervosa, insônia, repercussões cardíacas ou digestivas). 


MOTIVAÇÃO NO TRABALHO


3.1-os processos a ter em causa para motivar o funcionário
As transformações que vêm ocorrendo no mundo exigem também que as organizações modifiquem de maneira profunda a sua forma de conceber e entender o papel desempenhado pelas pessoas.

No decorrer das últimas décadas têm se multiplicado os exemplos (estratégias motivacionais) de que é possível fazer da organização um ambiente saudável, e do trabalho ali executado algo realmente motivador para o ser humano. As estratégias motivacionais são classificadas em três categorias conforme a ênfase dada a cada uma das três dimensões organizacionais: Económica, Psicossocial e Política.

Dentre os factores de mediação entre motivação e desempenho no trabalho se destacam: o significado que o trabalho realizado possui para quem o realiza, o sistema de recompensas e punições vigente nas organizações, o estilo gerências e a qualidade do ambiente psicossocial do trabalho, e a convergência entre os valores pessoais e organizacionais.


O ERRO DO MATERIALISMO

O homem já não pode mais ser considerado um mero assalariado, ele tem características próprias uma vez não respeitadas pelo administrador pode acabar num fracasso a nível da produção;

Os distraídos ou desconhecedores dos princípios básicos do comportamento humano concluem que tudo se resolve com dinheiro que basta aumentar o salário o nível de motivação ira subir, deve-se abandonar este tipo de pensamento porque limita a relação de trabalho, crescimento iniciativa e criatividade, quando um funcionário reclama apenas salário é porque acredita que a empresa não lhe da outra satisfação pessoal que não seja a remuneração, não se deve esquecer que os objectivos individuais devem convergir com os da instituição se ao contrario for ou a empresa esta politicamente desorganizada e carente de maior recursos ou o trabalhador esta pessoalmente desajustado e individualmente infeliz.
Se nos convencermos que o incentivo maior é o bónus, ferias, pagamentos extras o efeito de cada incentivo cessara assim que for efectivado, mais quando se trata de respeito, segurança dignidade, estima, status que satisfazem necessidades psicológicas, proporcionara mais prazer e aumentara o despenho.